Tornado F3 devasta cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná
Destroços e perdas: Tornado assola região do Paraná e deixa rastro de destruição

Imagem: Reprodução/Instagram
Um tornado F3, com ventos oscilando entre 180 km/h e 250 km/h, desferiu um golpe devastador na cidade de Rio Bonito do Iguaçu, na região centro-sul do Paraná, na tarde de sexta-feira, 7 de maio. Conforme relatos preliminares da Defesa Civil, a tragédia climática resultou em múltiplas fatalidades e desaparecimentos, com números atualizados na manhã de sábado indicando seis mortes confirmadas.
Tragédia deixa seis mortos e dezenas de feridos
Por volta das 17h30 de sexta-feira, a pacata cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no interior do Paraná, foi surpreendida por um tornado de intensidade F3. Entre os mortos estão três homens de 49, 57 e 83 anos, e duas mulheres de 47 e 14 anos, todos residentes de Rio Bonito do Iguaçu. A sexta vítima, um homem de 53 anos, era de Guarapuava.
Mais de 700 pessoas ficaram feridas após a passagem do tornado
Inicialmente, haviam relatos de duas pessoas desaparecidas, mas felizmente ambas foram encontradas com vida. Os serviços de saúde da cidade e da região atenderam cerca de 750 pessoas feridas, nove delas com ferimentos graves. Um hospital de campo foi montado para dar suporte às vítimas.
90% da cidade foi destruída e energia elétrica foi interrompida
A ação conjunta de ventos extremamente fortes, chuva pesada e granizo causou a queda de aproximadamente 90% das construções da cidade, postes e árvores. Rio Bonito do Iguaçu, que tem uma população de cerca de 14 mil pessoas, fica a cerca de 400 quilômetros de Curitiba.
Native Ads
Quase 200 mil unidades ficam sem energia no Paraná
Na sexta-feira à noite, um total de 4,5 mil unidades consumidoras em Rio Bonito do Iguaçu estavam sem energia elétrica, de acordo com a distribuidora Copel. Em todo o Paraná, as tempestades resultaram no desligamento de 193,5 mil unidades consumidoras.
Governo estadual mobiliza força-tarefa para resgate e atendimento emergencial
O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), anunciou que visitaria Rio Bonito do Iguaçu na manhã de sábado, 8 de maio. Ele afirmou: "Nós montamos uma força-tarefa para dar todo o apoio necessário para resgate de vítimas e atendimento de saúde. Vamos atender de maneira emergencial todos que precisarem de ajuda. E a partir deste sábado já vamos fazer o levantamento necessário para ajudar a cidade e toda a região na reconstrução".
Native Ads
Bombeiros, ambulâncias e voluntários atuam nos resgates
O estado mobilizou uma equipe de 50 bombeiros e várias ambulâncias para a cidade e colocou todas as equipes de resgate à disposição para atendimentos emergenciais nos municípios vizinhos: Laranjeiras do Sul, Cantagalo, Porto Barreiro e Candói. No início de sábado, 25 bombeiros militares já estavam atuando em Rio Bonito do Iguaçu, e mais 39 estavam a caminho.
Corpo de Bombeiros foca em salvamento e atendimento hospitalar
“O trabalho está focado na localização e salvamento das vítimas, na triagem e atendimento hospitalar, assim como no policiamento”, disse o coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná.
Além disso, policiais militares, voluntários, funcionários da prefeitura e dezenas de equipes de saúde estão contribuindo para os esforços de resgate.
Native Ads
Tornado é reclassificado de F2 para F3 após análises detalhadas
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) inicialmente confirmou que a cidade foi atingida por um tornado F2, com ventos entre 180 km/h e 250 km/h, mas após uma análise dos danos e a chegada de imagens aéreas, reclassificou o fenômeno para F3.
Meteorologista descreve cenário de destruição na cidade
Samuel Braun, meteorologista do Simepar, disse: “Uma dessas tempestades, classificada como supercélula, gerou um tornado sobre o município de Rio Bonito de Iguaçu, causando danos bastante severos sobre a cidade. Foram registrados tombamentos de veículos, quedas de árvores inteiras e inclusive de casas de alvenaria".
Native Ads
Hospital em estado de alerta e pedido de doações
O Hospital São Vicente, em Guarapuava (PR), divulgou que está "operando em capacidade máxima" e solicitou à população que procure atendimento apenas em casos graves ou de urgência. A prefeitura de Guarapuava está arrecadando doações para as cidades atingidas pelas chuvas na região.
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) está monitorando a situação através da 5ª Regional de Saúde.
Fique ligado e nos siga no instagram @gossipnewsreal e tiktok: @gossipnewsreal
AS MAIS QUENTES 🔥

Últimas notícias
Último post de jovem que morreu baleada no Rio causa comoção

Reality Shows
Quem é Martina Sanzi, expulsa de A Fazenda 17 após barraco

TV
Fátima Bernardes vai para o SBT? Entenda o caso!!!
Native Ads

Famosos
Marcos Harter se defende em ação por ofender e humilhar mulher

Famosos
“Eu xinguei”, diz Luana Piovani sobre processo com Neymar

Famosos
Zé Felipe aciona Justiça após viagem de Virginia a Madri!
